Bem, vou enumerar algumas e explicar brevemente o que elas fazem.
Razor View Engine
Talvez a mais badalada e que nos provém mais flexibilidade na hora de programar. O Razor Engine View é um novo view engine que nos provém a capacidade de programar as Views do MVC utilizando a sintaxe Razor (juntando-se agora às outras três, Spark, NHaml e o tradicional ASPX.
A engine view ASPX nos leva ao clássico ASP, utilizando a sintaxe <%= %> ou a mais nova <%: %> que predominam nos deus códigos, juntos das Master Pages e os controles ASPC.
A engine view Spark (utilizada também no projeto MonoRail Castle) é um pouco diferente, suporta placeholders e mistura livremente HTML com código de programação, utilizando atributos e tags especiais. A vantagem dela é de ser completamente compatível com o XML.
A engine view NHaml é uma implementação para o .NET da linguagem d emarkup Haml, e não utiliza a síntaxe parecendo um XML. Existe ainda a possibilidade de você implementar uma view engine para o mvc.

Nesse site você poderá encotnrar mais conteúdo sobre o Razor.
Propriedades Dynamic View e ViewModel
É uma nova propriedade dinâmica que está disponível nas Views, e nos provém acesso ao objeto ViewData utilizando uma sixtaxe simples. Por exemplo, se dois itens são adicionados ao ViewData na Action Index do Controller da View, como no código abaixo:




A Janela de adição de Views ao projeto do Visual Studio agora dá suporte a seleção de qual Engine View você quer utilizar:
Essa classe permite que os Actions de um Controller recebam os dados (parâmetros) em formato JSON. Aqui você encontra mais sobre esta novidade.
Suporte aos atributos de validação e IValidatableObject do .NET Framework 4
A classe ValidationAttribute foi melhorada no. NET Framework 4 para permitir um suporte melhor à validação. Quando você utiliza um atributo de validação personalizado, você pode usar uma nova sobrecarga, o IsValid que fornece uma instânciado objeto ValidationContext. Essa instância fornece informações sobre o contecto da validação atual, como qual objeto está sendo validado.
Isso permite que você valide um valor de atributo corrente baseado em uma propriedade do Model. Veja o exemplo abaixo que valida se a PropriedadeUM é maior que a PropriedadeDois.
O ASP.NET MVC 3 agora suporta Atributos de Metadados do .Net Framework 4, como o DisplayAttribute
Novos Action Result Types
No ASP.NET MVC 3, a classe Controller inclui agora dois novos Action Result Types.
HttpNotFoundResult Action
Esse novo tipo de retorno de action é utilizado para indicar quando um recurso procurado pela URL corrente não foi encontrado:

Esse novo tipo de retorno de action é usado para definir o código de status de resposta e descrição.
Essas são algumas características novas presentes no MVC 3. Caso queira ver todas na íntegra, você pode verificar o site do MVC http://www.asp.net/mvc.
Você pode fazer o download do MVC 3 Preview 1 aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário